Apresentação do espólio digitalizado do Padre Abel Varzim – Sessão de homenagem ao Dr. João Gomes

DE 2021

Apresentação do espólio digitalizado do Padre Abel Varzim

Sessão de homenagem ao Dr. João Gomes

Tal como foi anunciado, teve lugar, no passado dia 6 de Novembro, um evento em Cristelo, nas instalações do Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim, no qual foi apresentado o resultado do projeto de digitalização do espólio do Padre Abel Varzim, realizado com o apoio do Centro de Estudos da Historia Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.  

 Os Professores Paulo Fontes e Nuno Estevão fizeram a apresentação do trabalho desenvolvido e explicaram como será possível, a partir desta data, ter acesso aos documentos escritos pelo Padre Abel varzim, bem como a outros que a ele se referem. Historiadores, estudantes e demais interessados podem aceder a este valioso património que Abel Varzim nos deixou e que também deu origem.

pastedGraphic.png

No final da apresentação o Jornalista Manuel Vilas Boas da TSF fez uma exposição sobre a vida e obra do Padre Abel Varzim quer foi muito apreciada.

pastedGraphic_1.png

A homenagem que se seguiu ao Dr. João Gomes, foi iniciada por um vídeo (que pode ser visto no site do FAV) O jornalista, Manuel Vilas Boas, fez um historial sobre a vida de João Gomes, sem deixar de acusar uma dose forte de emoção, a que se seguiram vários testemunhos.

pastedGraphic_2.png

ÁLVARO VARZIM 

Martin Luther King teve um dia um sonho!…

O Dr. João Gomes também teve um sonho um dia. E teve a gentiliza de o vir discutir comigo. Disse-me que tinha pensado em criar aqui, em Cristelo, algo que fizesse sobreviver a memória do Pe. Abel Varzim, para ele um Santo!

Ele pretendia criar, por exemplo, uma biblioteca. E pediu-me para lhe dar a minha opinião sobre este assunto. Eu achei a ideia ótima e transmiti-lho. Mas ao mesmo tempo, sugeri-lhe que Abel Varzim não queria homenagens pessoais, mas sim servir os outros, em especial os pobres e os mais necessitados.

Sugeri ao Dr. João Gomes, que incluísse nas suas espectativas criar, por exemplo, uma Creche – tão necessária aos pais que não tinham onde deixar os filhos quando iam para os campos e para as fábricas.

Ele achou extraordinária a ideia, mas “que era preciso pensar em grande” e sugeriu que, então se criasse um Centro Social com o nome de Abel Varzim.

Foi bom ver a força do Dr. João Gomes quando esta obra começou a ser criada. Ele falou com Arcebispos, Bispos, com Ministros, com dois Presidentes da República – Mário Soares e Jorge Sampaio e, entretanto, através do seu amigo arquiteto Nuno Teotónio Pereira, pediu que fosse projetado um edifício para esse efeito, que hoje é este Centro Abel Varzim.

Não podemos passar esta data sem demonstrarmos o quanto o Povo de Cristelo lhe está agradecido. E ao mesmo tempo, como nós, Família Varzim, lhe estamos gratos, por vermos o nosso querido parente trazido de novo ao conhecimento do público.

Temos aqui hoje presente a família do Dr. João Gomes, a quem quero apresentar os meus cumprimentos, em especial à Sr. Dona Maria Eugénia e dizer a todos eles que também muito lhes agradecemos, pois foram eles também os pilares iniciais para a realização deste sonho.

Eu acredito que existe uma outra Vida para além da morte. Por isso, tenho a certeza que o Dr. João Gomes está hoje aqui connosco. E a ele eu quero deixar bem vincada a minha Amizade e o meu Respeito. Muito obrigado Dr. João por teres ido buscar o Pe. Abel para que continuasse a fazer o que tão bem sempre fez, pois esse gesto teu demonstra quão bem soubeste seguir seus ensinamentos.

Muito Obrigado a todos vós aqui presentes por terem vindo hoje!